PREVISÃO DA PRÓXIMA TURMA: 2019
OBJETIVO:

O curso de Gestão Integrada de Obras com uso de BIM foi desenvolvido a partir da experiência com treinamentos de mais de 50 engenheiros e arquitetos. Durante este treinamento, foi observada uma lacuna  de conhecimento prático de gestão, de modo que a maioria dos profissionais sabiam o que deveriam fazer, mas tinham dificuldade em como implementar o processo de gestão em seu dia a dia.

Assim, o Instituto Magfen elaborou este curso com foco na prática de como fazer a gestão de obra, contratando profissionais que atuam com gestão em seu dia a dia e dispostos a compartilhar sua experiência prática e os detalhes que podem ajudar o profissional a encurtar a implementação efetiva do uso da gestão no canteiro de obras.

O foco do curso foi determinado a partir da consulta de construtoras conceituadas no Brasil, para as quais foi perguntado o que é mais importante em um gestor de obras. Todas responderam que o custo é o fator de maior importância, seguido da gestão de pessoas e em seguida o planejamento.

Para atender a demanda o curso tem como foco principal a gestão de custos. Esta área será trabalhada, como fonte de integração entre execução, planejamento, suprimentos e custos. Assim serão ensinados as rotinas e os processos necessários para conseguirmos planejar e controlar os custos da obra e fazer previsões assertivas de resultados ainda em estágios iniciais de obra. Montaremos planos de obras de acordo com a ocorrência dos custos, relatórios de acompanhamento e indicadores de desempenho. O custo será tratado desde a viabilidade até a produção.

Na área de planejamento vamos ensinar como integrar o planejamento de longo, médio e curto prazo, estratégias para recuperação de cronograma, técnicas e ferramentas para monitoramento e controle da produção. 

Como ferramentas vamos utilizar MS Project para planejamento e controle de prazo e ensinar como utlizar modelos BIM para fazer controle de medições de obra, acompanhamento da qualidade e análise de logística de canteiro e sequenciamento executivo.

Apresentaremos também, aplicações práticas de lean construction em canteiros de obra com foco em redução de custo, de prazo e melhoria de processos. 

Na área de gestão de pessoas vamos trabalhar com técnicas de coaching e PNL (Programação Neurolinguística) trazendo para sala de aula dinâmicas para desenvolvimento da comunicação, marketing pessoal, comportamento e liderança.

Outras áreas também serão abordadas como Norma de Desempenho, Segurança do Trabalho, Gestão de equipamentos e Coordenação de desenvolvimento de projetos com foco em redução de custo e prazo da obra.

PÚBLICO ALVO:

Engenheiros, arquitetos e profissionais relacionados à construção civil

Aulas quinzenais aos sábados (com exceção de aulas às sextas quando vierem professores de fora)

- Foco em como fazer na prática, ao invés de focar apenas no que fazer;

- Professores atuantes no mercado;

- Disciplinas elaboradas a partir de consultas a executivos de construtoras;

- Foco em gestão de custos do empreendimento;

- Uso de simulações e apresentação de casos reais;

- Uso de ferramentas BIM para compatibibilização de projetos com foco em redução de custo e prazo;

- Uso de ferramentas BIM para simulações do sequenciamento executivo;

- Uso de ferramentas BIM para medições de serviços;

- Uso de ferramentas BIM para controle de qualidade dos serviços;

DATA E HORÁRIOS
DIFERENCIAIS
LOCAL:

A definir. (Trabalhamos com salas locadas em co-working e edifícios comerciais, conforme disponibilidade).

HARDWARE:

O aluno deverá levar o computador pessoal para o curso. As configurações mínimas para o hardware suportar os softwares BIM encontram-se no link a seguir:  clique para conferir

O Instuto Magfen recomenda processador i7, placa de video dedicada e pelo menos 8Gb de RAM.

SOFTWARE:

O curso será ministrado com uso de licenças gratuitas de teste e/ou de estudante.